top of page

Visitas Técnicas

A participação nas visitas técnicas no dia 25 de novembro de 2019 está condicionada ao número de vagas existentes para cada visita (mais pormenores em breve) - o almoço não está incluído).

1- Pedreira de Tamame de Sayago - Zamora

Ao redor da cidade de Tamame existe uma grande variedade de depósitos minerais, que desde o início do século XX foram frequentemente visitados por geólogos de diversas instituições, organizações e empresas.


Em Tamame, a tradição mineira remonta a 1993, quando a empresa Clays Blancas SA começou a exploração da mina Navalacruz num veio de caulino que atravessa parte dos terrenos de Tamame e Peñausende. Esta exploração é gerida desde agosto de 2007 pela empresa Argilas e Feldspato Rio Piron SA.


A matéria-prima obtida, o caulino, é classificado de muito alta qualidade, mas requer pré-processamento e tratamento tecnológico em Segovia, sendo posteriormente enviado para diferentes partes do território espanhol e para a Europa, em particular Itália. O Caulino de Tamame destina-se principalmente ao fabrico de louça, o típico azulejo de cerâmica branca, de papel e de produtos refratários. A lista de produtos secundários extraídos da mina subterrânea é notável, incluindo a bentonite, um dos poucos existentes em toda a Espanha.

Fonte: Wikipédia Tamame—Caolín

2 -  Mina a céu aberto de Gonçalo - Belmonte

Sem nome.png

A Pegmatítica é uma empresa sediada em Mangualde (distrito de Viseu), centro de Portugal.

A empresa tem a concessão da mina a céu aberto, C-57, em Gonçalo, a cerca de 20 km da Guarda e da Covilhã.

Os produtos explorados são feldspatos litiníferos, extraídos de um pegmatito com lepidolite. A matéria-prima extraída é consumida na indústria cerâmica existente quer em Portugal quer em Espanha.

Trata-se de uma pequena empresa criada em 1980 por um ramo familiar, após vários processos de herança e partilha, trabalhando sempre na mesma região.

Os documentos mais antigos da atividade são anteriores a 1932 e estão relacionados com o fornecimento do feldspato tradicional para a porcelana fina.

Pegmatítica, Sociedade Mineira de Pegmatites, Lda

Fonte: Alexandra Carolino, 2017

bottom of page